domingo, 17 de março de 2013

Você é um viciado em Internet?

O acesso à Internet e Celular acontece cada vez mais cedo
Com o mundo cada vez mais conectado, as informações, notícias e redes sociais, ficam cada vez mais perto de nossos dedos. Isso vem trazendo alguns transtornos para pessoas como a Joana* que não conseguem ficar sem internet: "Eu passo o tempo todo Online, ou no notebook, ou no celular, até para comer ou ir ao banheiro", conta. 

Joana percebeu que estava passando dos limites quando começou a deixar de comer, arrumar o quarto e até de ir à aula por causa dos jogos Online e redes sociais. "Se minha mãe desligava a internet eu  entrava pelo celular". Algumas pessoas ao se verem sem acesso a rede demonstram alguns sintomas como: irritabilidade, mal humor, depressão, ansiedade, entre outras. Se você sente alguns desses problemas ao ficar por mais de algumas horas sem acesso à internet, é bom ficar alerta.

Já existem clínicas especializadas em tratamentos para viciados em internet, o site http://www.dependenciadeinternet.com.br/ dá várias dicas de como procurar ajuda. PItaco da Hébi agora: Viva um pouco a vida offline, vá até a casa dos seus amigos, vá até a praça jogar vôlei, futebol, dê uma volta pelo bairro, enfim, tenha contato com as pessoas, isso está se tornando algo muito raro nos dias de hoje. Pense que a vida está passando e você está deixando de ter contato com as pessoas que você gosta ou até mesmo deixando de conhecer pessoas novas para ficar em casa preso na frente do computador. Pense nisso ;)

*Joana é um nome ficctício pois a adolescente preferiu não se identificar.
Foto: George Hodan

Quer saber se é viciado em Internet? Responda ao teste abaixo retirado do site G1:

1- Você se preocupa com a internet; pensa sobre as atividades virtuais anteriores ou fica antecipando quando ocorrerá a próxima conexão?
2- Você sente necessidade de usar a internet por períodos de tempo cada vez maiores para se sentir satisfeito?
3- Você já se esforçou para parar, diminuir ou controlar o uso da internet e fracassou?
4- Você fica inquieto, irritado, mal humorado ou deprimido quando tenta diminuir ou parar de usar a internet?
5- Você fica online mais tempo do que pretendia originalmente?
6- Você já prejudicou ou correu o risco de perder um relacionamento significativo, emprego ou oportunidade educacional ou profissional por causa da internet?
7- Você já teve que mentir para esconder a extensão do seu problema com a internet?
8- Você usa a internet como uma maneira de fugir de problemas ou aliviar um humor desagradável, como impotência, culpa, ansiedade ou depressão?

Se você respondeu SIM para mais de cinco (05) perguntas, é considerado dependente de internet. 

Nenhum comentário: