terça-feira, 11 de setembro de 2012

Diário de Classe torna-se febre pelo Brasil



Muitos internautas devem estar acompanhando a história da menina Isadora Faber, 13 anos, que inspirada no blog de uma menina escocesa começou a publicar no Facebook os problemas que estavam ocorrendo em sua escola. Em Julho deste ano ela iniciou as postagens na fanpage Diário de Classe: a verdade...

Quando começou a postar fotos de portas, bebedouros e quadras esportivas quebradas ou em más condições a adolescente jamais imaginou a repercussão que iria causar. Até o presente momento a sua fanpage já estava com mais de 245 mil seguidores. 

Isadora deu entrevista ao Fantástico e ao Jornal Globo, causando polêmica na rede municipal de ensino em Florianópolis. Após algumas semanas, a prefeitura tratou de consertar tudo o que a menina havia sinalizado via fotos na fanpage. Isso fez com que vários alunos e professores começassem a seguir a mesma ideia publicando páginas com o mesmo objetivo na rede social mais usada atualmente, o Facebook.

Alguns acham que a menina é uma heroína por estar contribuindo com a educação do país. Outros, que ela quer apenas aparecer ou reclamar dos professores. O que penso é que de uma forma ou de outra isso mexeu com a mente de muitos brasileiros que até então não davam importância à educação ou não sabiam como manifestar sua insatisfação de maneira assertiva.

O blogueiro Jonathan Zotti da Silva detalhou em seu blog as implicações legais de publicar esse tipo de manifestação via internet e também cita diversas páginas que foram criadas com o modelo "Diário de Classe": http://alunojon.blogspot.com.br/2012/09/diarios-de-classe-se-espalham-pelo.html

Assista à matéria publicada no fantástico sobre escolas públicas e o "Diário de Classe"


Você também tem problemas na sua escola?

Quem está passando por problemas parecidos em sua escola, pode se manifestar também, porém Isadora aconselha a criar uma página anônima para não sofrer perseguições ou se expor como ela fez. A menina sonha em no futuro ser jornalista. Começou bem hein?!

Nenhum comentário: